Prática somática a partir do toque e do movimento que permite à pessoa desenvolver uma experiência sensorial do seu corpo, ajudando-o a liberar tensões de natureza física, psíquica e emocional. Melhora as condições de saúde, protegendo e dinamizando a vitalidade do organismo, com repercussões positivas na atenuação de sintomas e resolução de diversos tipos de patologias (VER BENEFÍCIOS). Sintoniza o corpo e a mente permitindo a experiência de um sentimento de coesão, integridade e globalidade, religando a pessoa a um fluxo natural da vida.
Depois de uma sessão, a pessoa fica mais relaxada, serena, revitalizada, criativa, com mais espaço interno que lhe permite ter um novo olhar sobre as suas problemáticas, ganhando novas perspectivas para as poder abordar e afrontar. É um momento especial onde a pessoa se dá permissão para cuidar do seu corpo, do seu bem estar físico, emocional e mental.
COMO DECORRE ? A partir de uma conversa inicial entre terapeuta e paciente delinea-se uma direcção de trabalho, com um enfoque especial na necessidade e vontade presente do paciente. Cada sessão pode incluir Fasciaterapia, Movimento Sensorial, Meditação Presença Plena / Introspecção Sensorial e Entrevista Verbal. Dependendo da necessidade de cada pessoa estes instrumentos podem ser aplicados em conjunto numa sessão ou em separado, individualmente.
As sessões decorrem normalmente 1 vez por semana, ou quinzenalmente de acordo com as necessidades de cada pessoa e processo, e tendem a durar 1,5h.
Marcação de sessões individuais com Vera Melo I 96 6263858 I [email protected]
FASCIATERAPIA -Toque Manual de Relação Método de terapia manual centrada na escuta e no acompanhamento de um movimento interno tissular que habita as fáscias: Movimento Interno -animação constante, autónoma e organizada, portadora de uma força de auto-regulação e auto-cura do organismo.
A partir do acompanhamento manual das diferentes orientações e amplitudes do movimento interno,a Fasciaterapia dirige-se a todas as estruturas do corpo físico, emocional, mental e espiritual. É um toque doce e preciso, a uma pressão justa realizada no bom momento e no bom lugar, respeitando a lentidão do movimento interno e o tempo de integração - Pausa - da pessoa e do corpo, respondendo assim ao seu pedido silencioso.
A qualidade da profundidade do toque na Fasciaterapia activa a secreção de endorfinas ao nível do sistema nervoso central (reequilibra os grandes sistemas) e actua directamente nos mecanismos de auto-regulação ligados ao movimento interno, agindo desta forma nas patologias. Neste sentido, a Fasciaterapia age na pessoa e na dor para diminuir o sofrimento psíquico inscrito nos tecidos (somatizações) e nas fáscias (tecido conectivo que sustenta e envolve todas as estruturas anatómicas).
Prática gestual composta por um conjunto de movimentos orgânicos querespeitam a fisiologia do corpo e desenvolvem uma consciência e uma presença enraizadas no corpo e no movimento. É um suporte de aprendizagem e de desenvolvimento corporal com uma vertente educativa e terapêutica.
A partir de movimentos simples, realizados numa lentidão relaxada que solicitam o corpo na sua globalidade, a prática gestual prepara e organiza o movimento para a acção de uma forma fluída, com o menor esforço possível, respeitando o equilíbrio geral e instalando uma globalidade no corpo.
O Movimento Sensorial estabelece a ponte entre o movimento interno (invisível) e a sua expressãogestual, respeitando as suas leis de organização temporal e espacial, e os seus impulsos orgânicos, restituindo-os numa acção gestual visível. A coerência sensorial reinstala uma acção profunda nos tecidos e na pessoa, oferecendo ao corpo uma fibra sensível que modifica a relação a si e ao mundo. É uma prática que se dirige profundamente à pessoa, à totalidade da sua existência.
... é um movimento total que restitui integralmente a vida íntima e organizada do movimento interno numa acção estruturada ...
MEDITAÇÃO PRESENÇA PLENA
Método de percepção sensorial ancorado no corpo e no movimento. Desenvolve as capacidades de presença, atenção e reflexão a partir de uma escuta e percepção interna do corpo.
É uma prática de meditação que consiste naauscultação dos diferentes sentidos do corpo – auditivo, visual e cinestésico – a partir dos quais a pessoa aprende a escutar o movimento interno (animação interna,silenciosa e invisível do corpo) e deixá-lo expressar.
A Meditação Presença Plena / Introspecção Sensorial mobiliza a pessoa na sua capacidade de: - percepcionar os diferentes estados internos que a animam (somático, emocional e mental) - dialogar com a sua interioridade - analisar os seus estados mentais
A partir de uma postura de imobilidade, a pessoa é convidada a fechar os olhos e a entrar em relação consigo mesma:escutar a sua interioridade e percepcionar o seu corpo. Numa atmosfera calma e segura, a prática da Meditação Presença Plena / Introspecção Sensorial permite à pessoa ir ao encontro de uma presença interior, de um sentimento de existência mais forte, um estado de serenidade, estabilidade e solidez face às situações e acontecimentos da vida.
ENTREVISTA VERBAL
Comunicação Sensível - complemento indispensável ao diálogo tissular que permite equilibrar a percepção das sensações com a avaliação do pensamento. É um momento para a pessoa poder descrever e validar as percepções corporais vivenciadas na terapia - a palavra torna-se lugar de expressividade que valida as vivências corporais.
É uma oportunidade para a pessoa poder ter um novo olhar sobre a sua vida, as problemáticas do seu dia a dia, o seu significado e estabelecer ligações com determinados mecanismos ou padrões de comportamento geradores de mal estar e sofrimento. O novo olhar permite a emergência de uma reflexão criativa que abre a porta a novas estratégias de comportamento, de relação e acção perante a sua vida.
"... aprender a compreender a linguagem do nosso próprio corpo ... ... nomear e descrever a experiência viva do corpo ... qual o significado e o que diz de nós mesmos ..."